Curtas

20:44

Gosta de Curta Metragem?
Esse é  o tema de hoje,só avisando amoo curtas então posso escrever um pouquinho a mais ^^


Curta metragem  ou simplesmente curta, pra ser mais exata um filme de curta duração, com máximo de 40 minutos, de acordo com os festivais do Estados Unidos.Mas esse tempo máximo pode variar de acordo com o país.
No Brasil com a Lei do Curta foi definido que um Curta Metragem deve ter sua duração  igual ou inferior a 15 minutos, definido em 2001 e está em vigor até hoje.

O termo curta metragem nasceu em 1910 no Estados Unidos, depois que os grandes estúdios começaram a fazer filmes com mais de 10 minutos. No começo o gêneros dos curtas  prevalecia  mais animação ou ação, porém a comédia também ganhou seu espaço, como podemos ver o Gordo e O Magro, Charles Chaplin e entre outros.


Nos ano 50 e 60  os curtas caíram em decadência ,praticamente desapareceram,  com exceção as animações que passavam na TV. Porém a partir da década de 70 eles voltaram a ter status, hoje tendo seu lugar específico nos festivais de cinema, além de festivais só para curtas.

Os curtas metragens muitas vezes leva em seu enredo uma crítica, tem seu lado mais "cutucador" da sociedade do que os longas metragem. Por ser uma produção mais econômica os cineastas tem mais liberdade de ser expressar e não ter muita pressão (como arrecadação de verbas). Porém eles tem que correr atrás da divulgação para ganhar exito.Graças a internet, eles conseguem fazer isso  com mais facilidade e sem custo alto.
Alguns sites de hospedam são  YouTube, Porta Curtas, Curta o Curta, Videolog...

Agora se você tem vontade de criar um curta e não sabe o que cursar para aprender, o  Só 1 Minuto te dá algumas dicas:

Você pode cursar; Animação, cinema, multimídia, Radio e TV.... também é legal fazer esses cursos de pequena duração como de roteiro, edição gráfica...Posso garantir que esses cursos de curta duração são ótimos. No curso de Roteiro Cientifico criei um roteiro para um curta de animação, aprendi como é o processo de criação(técnicas) só falta colocar a história pra se mexer (animar). 
. Fazendo um desses é só  ter  ideias, olhar crítico, criatividade e dá caras ao seu sonhos.


Mas depois de tanto blá, blá, blá nada melhor do que ver alguns curtas.Os que selecionei são alguns de tantos que me maravilhei.

A Ilha

"A Ilha é um Curta metragem de animação de Alê Camargo, com patrocínio da Petrobras, realizado em 2010. O curta retrata a dificuldade que os pedestres enfrentam para atravessar ruas e avenidas nas grandes cidades brasileiras." Pura realidade dos brasileiros que moram em grande cidade ou lugares mal sinalizado.

Instruções para matar Maíra


Pense em um curta que simplesmente fiquei vidrada. Pensou?! Então foi esse Instruções para matar Maíra.  Ele  trata da natureza do fascínio. O curta-metragem conta a história de Marcelo, um cara, como ele mesmo diz, normal. Porém, toda a paixão que ele sente por Maíra e todo o encanto que ela causa por onde passa são transformados em uma patologia e faz Marcelo formular teorias e arquitetar um plano, as instruções, que ele deve seguir se quiser matar Maíra. "


A Casa de Pequenos Cubinhos



Esse curta foi considerado o melhor do mundo, ele é de origem japonesa e consegue passar uma mensagem muito bonita com simplicidade. São poucos curtas que consegue esse exito.
Ele conta a história de um velho homem vivendo sozinho em uma cidade que se tornou submersa. A água está subindo lentamente, e para manter a sua construção original, coloca cubos em cima de cubos para se manter fora da água.  Até que um dia  ele resolver descer e ver níveis anteriores de sua casa (hoje submersa), fazendo relembrar vários momentos de sua vida.
Essa história é emocionante, você entra fundo nela, submersos aos pensamentos e sentimentos do velhinho.

Alarm

A Mesai, uma produtora independente, consegue mostrar de uma jeito engraçado que não é tão simples acordar as 7 da manhã.
Com um personagem bem peculiar,  que luta contra os alarmes e despertadores que programou para ajudá-lo a acordar cedo. Porém eles viram um verdadeiro pesadelo quando você está com sono e começa aquele bendito barulhinho. Esse curta é uma divertida aventura dentro de um apê.
Só digo que a beleza desse curta da Mesai é de encher os olhos.

Galera vou parando por aqui, porque se deixar terá muitos e muitos curtas aqui.Sou viciada neles.E quem sabe algum dia, daqui uns anos eu produza um.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Alarm eu já tinha visto, adoro curtas de animação sempre que tem o animamunde to lá....acredito que os curtas são de uma riqueza profunda, pelo fato de ser objetivo, e bem elaborado, os roteiros de são maravilhosos, parabéns pela seleção de curtas kelvia....

    ResponderExcluir
  2. Olá sou a Thays,e vim falar que pode ser patrocinadora da nossa revista,eu ia gostar muito ^^
    ja pode por o banner no seu blog,se vc quiser pode esperar ate depois do dia vinte para por,ja que sairá uma edição nova da revista nesse dia.
    E desculpa pela demora.

    Bjinhos :**

    animeshoujoo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. to passando para dizer que mudei o nome do meu blog..
    antes era Bloco kpop.
    Agora o nome é Dazzling World e a
    url é:
    http://dazzling--world.blogspot.com.br/

    desculpa o transtorno

    beijos

    ResponderExcluir

Opiniões e elogios sempre bem vindo.

Like us on Facebook

Flickr Images