Memória de uma Gueixa

20:40

Se fosse descrever esse livro em uma palavra ao certo seria fascinante.Por que?
Simplesmente é uma história que fica marcada na sua memória para o resto da vida, não é um simples romance, é muito mais do que isso. 

Apesar da história ser fictícia, os fatos históricos da vida cotidiano de uma gueixa nos anos de 30 e 40 não são.Por isso achei mais chocante a história.Apesar que a narração deixa tão real que em nenhum momento pensei que a história é inventada.



 "...como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem..." 

Memória de uma Gueixa conta a trajetória de Chiyo uma garota linda ( japa de olhos azuis) que aos nove anos foi vendida para uma okiya, para ser tornar  uma Gueixa . Ela morava em uma aldeia de pescadores, sua mãe estava muito doente, seu pai não era tão novo e tinha uma irmã mais velha. O seu pai decide vende-las, a Chiyo vai para a Okiya Nitta, quanto a sua irmã Satsu toma outro rumo. 



Seus primeiros anos não são nada bons, ela não aceita a separação de sua irmã e não quer se tornar uma gueixa . Decide fugir, porém a sua tentativa de fuga foi desastrosa, como consequência fica destinada a virar somente uma criada.Até que em um certo dia a vida ocasiona um outro rumo, conhecendo um dos homens mais poderoso do Japão e se apaixonando imediatamente, que  a impulsionou a se tornar uma Gueixa, reverter sua situação e má impressão com a dona da Okiya.
Porem não era tão simples, em sua própria okiya tinha a Hatsumomo uma gueixa famosa e insuportável que adorava humilha-la e colocar a pequena Chiyo em confusão.Mas a sorte bate em sua casa ( okiya) quando Mameha uma das Gueixas mais conceituada do Japão decide ser sua irmã mais velha- seria tipo uma madrinha- e treiná-la para ser uma ótima Gueixa.



 Os anos vão passando e Chiyo se torna Sayuri- seu nome de Gueixa- aprende Shamisen(instrumento típico japonês), dança e ser torna uma gueixa conceituada, porém seu objetivo principal ainda está difícil de alcançar, O seu grande amor. Mas o desenrolar de sua vida e o verdadeiro significado dela. Sayuri vai aprendendo a cada dia o viver  e se tornando uma grande mulher.

A história fascinante da Sayuri é algo que emociona o leitor, os detalhes de Memória de uma Gueixa passa os sentimentos, os sentidos de uma Gueixa que abaixo de toda aquela maquiagem não passa de uma mulher.



"Ela se pinta para esconder o rosto, seus olhos são águas profundas. Gueixas não tem desejos. Gueixas não tem sentimentos. A gueixa é uma artista de um mundo imaginário. Ela dança. Ela canta. Ela o entretém. O resto é escuridão. O resto é segredo."


Lendo consegue escutar o som das canções tocada no Shamisen, cada leve movimento de sua dança, o aroma de uma casa de chá. O seus passos tão compassados e até a sua maquiagem sendo preparada.

 Quem ama a cultura japonesa, em especial as Gueixas vão amar cada segundo de leitura, você entende o modo de vida de uma Gueixa no começo do séc.XX no tempo da guerra no Japão. Compreende toda a trajetória de ser tornar uma, desde uma simples menina a uma Gueixa  conceituada. De acordo com a história  que é até um pouco triste.



Não sei mais o que falar a não ser que :
Leiam. Leiam.Leiam. Leiam.Leiam. Leiam.
Leiam.Leiam. Leiam.Leiam. Leiam.Leiam. 
Leiam.Leiam. Leiam.Leiam. Leiam.Leiam. 
Leiam.Leiam. Leiam.Leiam. Leiam.Leiam. 




OBS: Memória de uma Gueixa foi adaptado para o cinema, depois faço uma postagem sobre ele ^^

You Might Also Like

10 comentários

  1. A história é realmente interessante,mas eu sou uma espécie de doido ou algo assim porque não gosto muito de ler,apesar de invejar quem leia...quem sabe eu comece a ler a partir desse livro né?

    ResponderExcluir
  2. Oi eu tenho um selinho pra vc! entra no meu blog --*


    http://reino-kawaii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ooi fofa intão eu seii sim onde tem episodio onlline de maid sama

    entra aqui

    http://www.anitube.jp/search/?search_id=Maid+Sama

    ResponderExcluir
  4. vc pode me seguir? eu to ti seguindo :)

    bjs :)

    http://reino-kawaii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Dongie, este livro é perfeito..
    a História é muito boa, e totalmente fascinante por mostrar detalhes de como eram as gueixas e porque de serem tão bem cuidadas..
    é bom ler para quem acha que uma gueixa é tipo uma mulher da vida, que no livro mostra que não..
    e o filme também é muito bom..
    Vale a pena ver também..

    Kissus ^3^

    ResponderExcluir
  6. OOi intão tenho mais um presentinho pra você!! passa lá no meu blog '3'

    http://reino-kawaii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tem uma tag ta vc, se vc quiser.. =D

    http://itazuradramas.blogspot.com.br/2012/11/tag-recebida.html

    ResponderExcluir
  8. ooi o pedido que vc fez no meu blog é imagens de boy band Big Bang?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comenta lá no meu blog! comenta na pagina' pedidos'' lá no menu! eu acabei de fazela :3

      Excluir
  9. OOi tenho uma tag pra vc lá no meu blog passa lá e copia! só troca as respostas :)

    http://reino-kawaii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Opiniões e elogios sempre bem vindo.

Like us on Facebook

Flickr Images