Morando sozinha.

20:32


2015, novo ano se inicia. Muitos adolescentes e jovens  aguardam o resultado do Enem para quem sabe entrar numa faculdade, porém muitas vezes  não iremos estudar  na 
cidade em que moramos.  E vêm aquela pequena dúvida "Saio ou não de casa?"


No primeiro momento,  ao pensar  em sair do nosso cantinho para enfrentar o mundão afora parece ser muito difícil e da aquele certo friozinho na barriga. Quem passou por isto sabe como a cabeça fica louca, tentando colocar os pesos na balança para ver se compensa ou não.

Já tive a experiência de me mudar quando passei na faculdade.Morava no Litoral Norte de SP, só praia e árvores, nada de grandes movimentos e correria de cidade grande.  Fui logo para numa das cidades mais loucas e movimentada do Brasil, a grande capital Paulista. Sem amigos, família e nem conhecidos.  Fui com a cara e coragem  para seguir meus objetivos.

Primeiro momento pensei que estava ficando louca por deixar tudo para trás e  tentar recomeçar minha vida longe de tudo e de todos, foi neste momento que descobri que sou muito apegada a família e amigos, mas tinha que arriscar se quiser-se  continuar meu sonho.  É difícil nos primeiros meses, em questão de adaptação, conhecer o local, novos trabalhos e em quem "confiar".

Foi pensando nestas questões que vim através deste post trazer dicas para quem resolver largar tudo para trás para recomeçar em um novo local, seja por causa da faculdade, trabalho ou simplesmente está de saco cheio de sua cidade natal.

 ECONOMIZE O QUE PUDER.

No momento que você for morar só será sua responsabilidade pagar as contas (ou não, né papais). Então o melhor a fazer é se organizar financeiramente para dividas dos próximos meses e também alguns imprevistos (e como aparece imprevistos). Sair de casa só com o dinheiro do primeiro mês de sobrevivência pode render umas dores de cabeça e não aconselharia a ninguém, só em ultimo caso. 
Para quem pensar em sair  de casa futuramente, comece a sua poupança já.

CONHEÇA O LOCAL ANTES DE MUDAR

Parece bobagem, mas pesquisar sobre o local onde pretende morar é muito importante, tanto segurança como oportunidades para sua área de trabalho. Já pensou  você querer sossego para dormir e descobre que onde você mora em área da festa ou que não é tão segura a vizinhança (todo lugar é perigoso, porém alguns são piores). E sempreee opte por um local perto do seu trabalho e\ou faculdade, imagine o tempo de transporte se morar longe dos dois (dependendo o gasto com transporte, sai mais caro do que pagar um aluguel perto da facul ou trampo) .

CADERNO DE ANOTAÇÃO,ORGANIZAÇÃO

Parece bobo, mas só na pratica que percebemos como é louco se organizar com contas, mercado, aluguel, trabalho, faculdade....  Ufaa!!  Percebeu que é muita coisa de uma vez e ir ao mercado dez vezes no mesmo dia poque esqueceu as coisas não é legal.

ONDE IREI MORAR

Existe duas opções. Pensão\ República  ou seu "próprio" teto (casa, apê), nesta questão seria do bolso de cada um.  O que aconselho é sempre pesquisar vários locais da região escolhida, não vá morar no primeiro teto que conheceu.

BENEFÍCIOS DE SE MUDAR

Apesar de  toda esta nova responsabilidade + deixar todo mundo para trás, amigos e família, existe o lado bom. A experiência que irá levar para toda vida ( verá como ficará feliz quando seu arroz ficar soltinho e o ovo frito inteiro), além dos novos amigos que irá te proporcionar momentos únicos e claro a realização\busca de seus objetivos. Vale apena se tiver a garra, coragem e oportunidade, e se não tiver nenhum destes três, digo-lhe que pode criá-las.


É isto, dicas bem simples que pode ajudar quem está pensando em se mudar ou precisa se mudar. Não irei prolongar muito, porque cada um terá uma experiência diferente. Mas seguindo estas  dicas te garanto que ajudará em muitos momentos. E você, já saiu de casa para outra cidade? Como foi a experiência? Deixe nos comentários.

You Might Also Like

12 comentários

  1. Esse post é perfeito para mim já que esse ano estarei me mudando..
    blogilumiinar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorteee na tua mudança, depois me fale pra onde irá se mudar ^^

      Bjus

      Excluir
  2. Realmente sair de nossa casa pra encarar as responsabilidades de uma casa é barra viu, ainda mais sozinha. Eu saí de casa mas foi para morar com meu marido, mas mesmo assim é complicado porque quando vem as contas, o mercado bate aquele desespero, e pra cozinhar então...
    Adorei seu blog e o post também, parabéns!
    Beijos lindona e feliz ano novo!
    http://blogdakarulina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente até sair casada é complicado, mas boa sorte na tua jornada.
      Bjuss
      Feliz Ano novo pra tii tbm

      Excluir
  3. Ás vezes eu tenho vontade de morar sozinha, mas tem que ter bastante responsabilidade, para poder lidar com as contas e começa a tomar conta de uma casa, enfim, acho que ainda não estou preparada! Feliz 2015 *-*
    Beijinhos! www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida te prepara, pode ter certeza hehehe. Comigo foi assim.

      Bjus e Feliz 2015 pra ti tbm.

      Excluir
  4. Adorei as dicas. Masa morar sozinha não é pra mim, eu optaria por república ou alugar um apto com algumas pessoas.


    Beijo
    |Blog ° WL Store|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já moro em rep, agora tô querendo morar sozinha, mas tá um pouco difícil.

      Bjus

      Excluir
  5. Estou ótima e você?
    Pode deixar que vou ir conhecer o teu cantinho ^^

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela postagem, servira de lição,principalmente quando eu for para a faculdade!

    http://iii-threegeeks.blogspot.com.br/2015/01/quem-somos.html

    ResponderExcluir
  8. Obrigadaaa. Creio que irá te ajudar um pouquinho hehehe

    Bjus

    ResponderExcluir

Opiniões e elogios sempre bem vindo.

Like us on Facebook

Flickr Images