Conheça um pouco mais sobre o curso de Jornalismo
21:48
Jornalismo é um dos cursos mais procurado, porém muitas pessoas ficam em dúvida de como realmente é na prática (atire a primeira pedra quem não tem certas curiosidades sobre como realmente funciona). E foi pensando nestas dúvidas e curiosidades dos internautas e leitores que trouxe uma entrevista com duas estudantes de Jornalismo da faculdade FAPCOM ( Nota 5 no Enade), para que haja mais de uma visão sobre aprofissão. A Fabiana e Priscila estão no 5° semestre de jornalismo e e pelo jeito amam e não trocariam de curso por nada.A entrevista contém 10 perguntas, algumas foram dúvidas de blogueiras. Vamos ver a seguir.
1. O que te levou a fazer o curso de jornalismo?
Fabiana: Sempre gostei de ler jornais e revistas. No 2° ano do ensino médio, fiz o curso "Repórter Comunidade", e simplesmente adorei sair às ruas para falar com as pessoas e entrevista-las, pesquisar pauta e montar a reportagem, e isso acabou me motivando a fazer jornalismo. Escrever é algo bom, e se for para informar e ajudar a população é melhor ainda.
Priscila: Na verdade eu sempre amei escrever, adorava as aulas de redação e literatura. Gostava de poder tocar o coração das pessoas com as palavras. Escolhi o jornalismo pelo leque de possibilidades e pela capacidade de informar as pessoas.
2. A tua perspectiva mudou ao longo do curso?
Fabiana: Acho que ao longo de todo curso, as nossas perspectivas mudam. Eu sempre pensava que no curso eu só iria escrever, escrever e escrever. Mas ao longo do curso, você percebe que jornalismo não é só escrever e informar, mas também é sentir, entender o que se passa e o por que, para depois pensar, será que algum dia eu vou poder mudar essa situação?
Priscila:Não, acho que é uma área ampla e grandiosa
3. Qual o lado ruim do curso?
Fabiana: O curso é ótimo. O lado ruim, é que nem sempre dá tempo de fazer tudo de uma matéria em um semestre só.
Priscila: Matérias muito teóricas.
4. Vale apena fazer o curso, mesmo não precisando de diploma?
Fabiana: Vale muito a pena. O fato de você escreve bem, não supre a necessidade de ter uma base teórica. Além do fato que você não terá uma experiência acadêmica na área.
Priscila: Vale sim, pois a formação acadêmica não traz apenas um diploma, um pedaço de papel, traz experiencia de vida, aprendizado contínuo, amizades, você não é o mesmo que entrou, quando acaba a graduação. A experiencia é maravilhosa e eterna.
5. Sobre a especialização, existe uma grande leque de possibilidades?
Fabiana: É uma profissão com amplas possibilidades de especialização, você pode escolher desde jornalismo voltado para moda a jornalismo científico.
Priscila: Sim, sim, há muita coisa em que o jornalista pode enveredar, conforme seu gosto em especial.
6. Se a pessoa quer se especializar em moda editorial, qual seria melhor fazer primeiro: O curso de Jorbalismo e uma pós em Moda ou fazer Moda e depois uma pós em Jornalismo?
Fabiana: Na minha opinião, cursar jornalismo primeiro e depois uma pós em moda.
Priscila: Acho que o curso de jornalismo e depois a pós graduação em moda, primeiro saber como funciona toda a tarefa jornalistica, para depois se especializar na área que gosta mais.
7. Como é o mercado de trabalho?
Fabiana: Ser jornalista é ser assessor, diagramador, repórter, fotógrafo e etc. Uma hora você pode estar trabalhando em uma assessoria de impressa e outra em um grande jornal. É um mercado bem amplo.
Priscila: Acho que hoje ainda é amplo, com áreas em jornais, revistas, plataforma digital e assessoria. Mas com o passar dos anos, isso tende a mudar eu acho, infelizmente. A internet ganhará cada vez mais espaço.
8. Pontos positivos e negativos?
Fabiana: Pontos negativos: até agora, não achei nenhum - me pergunte isso daqui 5 anos hahaha. Pontos Positivos: escrever, passar informações de utilidade publica, dar voz à população.
Priscila: Pontos positivos sãos o fatos de estar sempre em contato com pessoas, conhecer suas historias e informá-las. Negativos acho que a falta de rotina e horários definido.
9. Quais suas metas na área?
Fabiana: Pretendo fazer uma pós, mas ainda estou em dúvida entre jornalismo científico, econômico ou cultural. E no âmbito profissional, eu gostaria de ser correspondente de algum jornal brasileiro, ou trabalhar para uma revista com assuntos relacionados a tecnologia e astronomia.
Priscila: Acho que pós graduação, mestrado e doutorado.
10. E o que você diria para quem pretende e pensa fazer este curso.
Fabiana: É um ótimo curso. Mas pense muito se é isso que você quer fazer, pois no curso há muitas matérias teóricas, e isso exige muita dedicação.
Priscila: Para ter garra, disposição, saber que assim como qualquer curso, algo que envolve muita dedicação e estudo, e , que o jornalismo é algo simplesmente apaixonante.
Espero que tenham gostado. Ainda tem mais alguma dúvida? Deixe nos comentários que trarei respostas.
13 comentários
Realmente! Muitas pessoas não entendem o que é realmente o curso de jornalista; acha que pode trabalhar apenas em um Jornal e pronto! Eu já quis fazer jornalismo uma vez, mas acabei desistindo porque na minha cidade não tem oportunidade para área.
ResponderExcluirNossa, adorei a entrevista! Super detalhada e bem estendida! A pergunta 6 foi a melhor...
Parabéns! Um beijo
www.blogdicasdanana.blogspot.com.br
Realmente muita gente não sabe muito bem como funciona e vejo muitas dúvidas, por isto trouxe esta matėria, para q possa ajudar.
ExcluirMeu sonho é poder viver de minhas palavras. Até o meio do ano passado, estava cursando Letras, mas tranquei quando descobri que estava grávida. Penso sim em voltar para a faculdade daqui a alguns anos, mas já pensei muito em iniciar jornalismo ao invés de continuar Letras. Se fosse como nas universidades de fora, onde você escolhe quais matérias quer cursar, ai beleza, mas tem muita matéria que eu não utilizaria na minha vida prática.
ResponderExcluirBeijinhos
http://vidasempretoebranco.blogspot.com
Desejo toda a sorte para que VC consiga realizar todos seus sonhos. E coloca os dois cursos na balança, pois assim fica mais fácil decidir.
ExcluirBjus
Oi Kelvia, acho o curso de jornalismo fantastico, assim como a profissão, infelizmente não consegui seguir esse caminho.
ResponderExcluirBeijos
http:/comdebyduar.blogspot.com.br
Espero que um dia consiga. E realmente é fantástico
Excluiroi kel, eu fazia jornalismo, fiz so 1 ano, sinto falta, sou do interior e ficou muito longe, como trabalho, desisti :(
ResponderExcluirkel me visite tambem:
gilvaniaevans.com
Que pena, mas se é teu sonho não desista. Pode deixar que irei sim
ExcluirBjus
Uma amiga fez jornalismo e o TCC dela era todo semestre. Loucura total! haha
ResponderExcluirMas parece ser um curso bem legal, que te da autonomia pra expor suas opiniões :)
http://www.meupessegoazul.com.br/
Nossa TCC todo semestre eu iria chorar. Já tenho vários trabalhos que me deixam louca hahaha
ExcluirBjus
Hoje eu curso engenharia ambiental e ó: AMO DE PAIXÃO. Mas uma coisa eu sei: daqui uns anos eu volto pra fazer minha graduação em jornalismo porque acho incrível demais o curso.
ResponderExcluirBoa sorte pras meninas aí,
Beijo, Érica
http://demasiadaspalavras.blogspot.com.br/
Que bacana. E VC pode se especializar no jornalismo ligado a primeira área. Que maravilha ne. Boa sorte bjus
ExcluirSer formada em jornalismo...esse era meu grande sonho!! Amei o post! Me trouxe coisas boas a memória...
ResponderExcluirwww.amandarochaoficial.blogspot.com
Opiniões e elogios sempre bem vindo.