Morando em República

22:32

Ano de vestibular, estudando, estudando e estudando. Só pensa em passar no ENEM ou no tão sonhado vestibular daquela faculdade em que sonhou por meses. Passou e é em outra cidade, mas detalhe: você não têm amigos, parentes e muito menos aquela tia boazinha para  o acolher. O que fazer? 

E é ai que surge na cabeça a ideia de morar num Apê (Ebaaa, meu cantinho e só meu), mas ao ver os preços para pagar o aluguel+ contas de despesa do mês, ver que a realidade é totalmente diferente do que imaginava. E é neste momento que você irá procurar as famosas República/pensões. 
Para que você não fique perdido e  possa tirar algumas dúvidas de moradia, venho trazer para você a minha experiência de 2 anos  em 4 repúblicas diferentes.
Optei por morar em república por alguns motivos particulares (além do preço), conheci pessoas especiais e outras nem tanto e pretendo continuar morando nos próximos 2 anos de faculdade.Digo que é uma ótima experiência e por isto trago algumas curiosidades, dúvidas e mitos. 


Custo X Benefício

No primeiro momento que passei na faculdade dei gritinhos  de alegria pensando que iria morar na minha casinha, mas a realidade foi beeem diferente. No momento que eu comecei  a pesquisar preços de casas na Região  escolhida  em São Paulo, percebi que sairia muito caro manter, já que os preços da locação de um imóvel na região que atualmente resido não fica por menos de 2 mil reais mensais, fora aquelas famosas continhas de água, luz e internet.  O jeito foi correr para as famosas repúblicas, que se encontra em grande quantidade na capital de São Paulo. 
Primeiro momento aluguei um quarto individual que atualmente está na faixa de setecentos reais ( Este preço vária de acordo com a região escolhida), incluso as despesas básicas, porém alimentação é por fora. Não é um quarto enorme, lindo e nem tantooo ventilado (poucos quartos de república terá aquele jeitinho de casa) mas o suficiente para dormir  e passar algumas horas nele hehehe.
Levando em conta o preço, posso dizer que compensa mais do que pagar uma quantia alta em apê/casa para quem está apenas começando a estudar e mudando de cidade.

Convivência 


Passei por quatro repúblicas em apenas 2 anos. A primeira foi fase de teste de uma semana, gostei das meninas porém não tive uma certa vontade de permanecer lá. Na segunda república foi puro amor, ainda ficava em quarto individual, vivia na cozinha papeando, jogando poker, escutando música... foi nesta república que conheci pessoas que levo pro resto da vida. Na Terceira república  foi um pouco complicado, digamos que teve pessoas que incomodava, pois não respeitava o espaço público,  criando toda aquela situação desconfortável na casa (acreditem, uma maçã podre estraga toda a colheita), não aguentando mais, arrumei a mala e fui para a quarta república que é onde atualmente moro. Por enquanto não tive problemas (moro há uma ano aqui), teve pessoas indesejáveis, mas que acabou saindo.  
Não fique com medo de que não irá conseguir conviver com os outros  e logo encontra pelo menos uma pessoa com quem você se identifica. 

Quartos e área Comum


Existe duas opções de quarto: Individual ou coletivo. No individual você se tranca e adeus mundo ( máximo batem na tua porta ou você escuta som externo), no coletivo você terá que se acostumar com os horários das outras pessoas que divide ele com você, ou seja, luz acesa quando você estive dormindo de manhã ou a noite, porta abrindo e fechando várias vezes, uma coisa  ou outra caindo no chão, secador ligado quando estiver estudando...  o coletivo dependendo da república pode ter mais de 4 pessoas e no minimo  duas. Em questão de tamanho, o coletivo são quartos maiores e  mais arejados (pelo menos em todas repúblicas que conheci) e  os coletivos costumam ser pequenos e muitas vezes sem janelas grandes.
Já a cozinha, banheiro, sala de estar são áreas comuns para todos da casa,  podendo usá-la desde que respeite a presença de quem está ali. Na cozinha costuma cada um ter um armário e um local especifico na geladeira,  assim não misturando os produtos. Todos têm direitos de cozinhar  e usar máquina de lava.
Decoração e móveis tanto do quarto como  da área comum são bem simples,  com o necessário e nada mais. O quarto você ainda pode personalizar do seu jeito, mas a área comum tem que entrar em acordo com as outras moradoras.

Regras

Como organizar tanta gente? Simples, regras  e mais regras (estas que muitas vezes não  são respeitadas). Para uma boa convivência com pessoas de costumes e locais diferentes, se impõe regras para tentar amenizar atritos e que não fira  o direito do próximo.  Nas repúblicas  há regras como: não fazer barulho depois das 22;00 horas, falar baixo para não incomodar o próximo, som alto não pode, usando o local é para deixar limpo como antes -neste caso banheiro e cozinha, respeitar o próximo, não levar homem para dentro da casa (moro em república feminina), pagar em dia-caso contrário paga juros -e entre outras regras  que pode variar de acordo com república. Já vi numa república  regras no estilo: se demorar no banho pagava multa, lavar roupa mais de uma vez na semana pagava multa, depois de um horário só usar um banheiro especifico... ( nesta eu me sentiria presa, pois o quadro de regras era enormeeee).

Limpeza 


Costuma sempre ter uma pessoa para limpar a área comum  pelo menos uma vez por semana, depois é só manter (ou pelo menos tentar). Raramente terá divisão de tarefas para as moradores, a não ser quarto coletivo, na qual as pessoas que dividem tem a responsabilidade de limpá-lo.

Mitos

Fui iludida com aquela república da Malhação, nada de decoração lindas e descoladas. As repúblicas em sua maioria não parece tão aconchegante e muito menos com decoração convidativa.
Festas? Que festa? O que mais me perguntam é se têm festa direto em república, logo digo, pura mentiraaa. Se não estou enganada, teve duas comemorações de aniversário entre as moradoras, e só. Festa a la American Pie é pura mentira.
Você percebe que por mais que o tempo passe, ali nunca será seu cantinho. É bom morar, mas não é amor morar ali. E sim, têm muitas pessoas que sonham morar em república achando ser mil perfeições,  mas ali nunca será O seu canto.

Minha opinião

Escolhi morar em república, para alguns pensões, e não me arrependo pela escolha, pois já tive oportunidade de sair e ir dividi apartamento, mas para ser honesta traz muito mais dor de cabeça (a não ser quando você conhece bem a pessoa que irá alugar com você). Neste dois anos aprendi muita coisa que irei levar pra vida .
Teve perrengues, mas também muita diversão. Pessoas chatas e outras simplesmente pra vida. Poupei uma grana com locação. Não tive tanta liberdade e tive atritos com horários, mas isto fez eu ser mais paciente e ter mais garra para momentos mais chatinhos e pentelhos.
Resumindo: Indico para todos que conheço. Morar numa pensão não é horrível, basta procurar uma que você se sinta  o mais confortável possível.A república é um ótimo local para aprendizado,  fortaleceu-me para a vida.


Como este post ficou grande (e olha que resumi o máximo possível), mas para quem tiver mais dúvida ou sugestão de postagem especifica para este tema é só comentar ^^

You Might Also Like

15 comentários

  1. Já morei em república e não me adaptei muito não. O ideal é escolher uma galera que tenha uma personalidade parecida com a sua e estabelecer regras e divisão de tarefas logo no 1º dia, se não vai acabar dando errado.
    Xerim :)
    Visite o TL: http://www.trilouca.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, mas neste caso é uma galera montando a república (e está certíssima), no caso a que postei é quando você aluga uma vaga. ^^.

      Bjus

      Excluir
  2. Não sei se me adaptaria a morar em uma república, tenho nervoso de ficar com muita gente no mesmo lugar, ainda mais para morar. Mas lhe desejo muito boa sorte na faculdade e que você possa realizar seus sonhos.
    Beijão
    www.docesresenhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes pode ser complicado, mas eu mesma também nunca pensei
      que conseguiria morar e aqui estou.

      Obrigadaaaa.
      Bjuss

      Excluir
  3. Daqui uns anos sou eu! Mas pretendo lá na frente, juntar algumas amigas ou colegas, umas 4 ou 5 e alugar um apê, no Rio pois vou fazer Artes Cênicas lá. Foi ótimo ler seu post viu, muito bem explicado, eu adorei <3

    http://mundodefany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAi que amor. Artes Cênicas <3
      Com amigos pode se tornar muito mais divertido.
      E boa sorte

      Bjus

      Excluir
  4. ai que massa, eu queria muito passar por isso! :(

    http://mocadebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um dia você tem a oportunidade né Laryssa.

      Bjus

      Excluir
  5. Sempre quis morar em uma republica, achava que ia ser super divertido pelo via nas novelas, mas acho que deve ser mais complicado do que divertido. Adorei o post e o blog, sucesso!
    Beijo :*

    http://docediamantee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, é um pouco mais complicado do que nas novelas hehe, mas têm seu lado divertido

      Bjus

      Excluir
  6. Legal morar em republica, 100% independência. Mas eu sou tão enjoada com as minhas coisas que não iria conseguir sair da casa dos meus pais.

    Helaine Costa - Blog NannaMais
    http://nannamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A seii beeem como é, fora que nas casas dos pais estabelecemos nosso canto e ali ninguém mexe. Privacidade também conta muitooo nas casas dos pais, que podemos sair cantando, dançando... fazendo nossas loucuras de está só ahhaha

      Bjus

      Excluir
  7. Fatoooo. Até imagino a responsabilidade de tua amiga, muito maior do que a pessoa que só aluga o local.

    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Que interessante, ai a minha ideia de republica também era a la Malhação!
    Mas a realidade é outra né? rs
    ]Blog Babi Marchi ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente hehehe.. dificilmente encontraremos um cabeção, Milk da vida

      Bjus

      Excluir

Opiniões e elogios sempre bem vindo.

Like us on Facebook

Flickr Images