Kimonos

15:21

Oie gente, hoje vou postar sobre Kimono, uma vestimenta japonesa.
Antes de pesquisar sobre o tema, pensava que Kimono era tudo igual.Mas ai que se engana, existe vários tipos. E cada um tem seu uso específico.

Kimono significa "coisa de vestir".Ele se divide em duas categorias:wafuku (vestimenta do estilo japonês) e yofuku (vestimenta ocidental ou de estilo ocidental).

Essa vestimenta antigamente era bem usada, ele surgiu no século VIII no período de Nara(710-794).Hoje em dia não é  usado com tanta frequência, sendo usado mais em ocasiões especiais, principalmente por mulheres em casamentos e matsuris(festivais populares e tradicionais), raramente os homens usam.

Como citei há vários tipos,veja alguns:




Kurotomesode- "mangas curtas preto", este kimono possui 5 kamons(escudos de família) impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. ele é usado com obi de brocado dourado.Esse Kimono é o mais formal das mulheres casadas, geralmente usado pelas mães do noivo e da noiva num casamento.




Irotomesode - "mangas curtas colorido", kimono liso de uma só cor, geralmente em tons pastéis, também com 5 kamons (escudos de família) impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Usado com um obi de brocado dourado, é um kimono menos formal que o kurotomesode, e é usado por mulheres casadas que são parentes próximas dos noivo e da noiva num casamento.


Iromuji -Esse Kimono é de uma cor só, ele pode ter textura mas sem decoração em outra cor.Ele é usado principalmente em Cerimônias do Chá. Pode ter um pequeno bordado decorativo ou um kamon ( escudo de família) nas costas. É um kosode semi-formal, considerado elegante para uso diário.

Furisode (振 袖) is a kimono

Furisode - "mangas que balançam", kosode feminino cujas mangas possuem 70 cm a 90 cm de comprimento. Ele é o kimono formal das moças solteiras, com muitas estampas e fechado com obi em brocado multicolorido e brilhante amarrado em grandes laços nas costas. É geralmente usado no Seijin Shiki (Cerimônia da Maturidade, no mês de janeiro no ano em que a moça completa 20 anos) e pelas moças solteiras aparentadas da noiva nas cerimônias e recepções de casamento.



Komon - "estampa pequena",este  possui estampa pequenas e repetida por todo kimono. Considerado casual, pode ser usado para sair pela cidade ou para jantar em um restaurante. Pode ser usado por casadas e solteiras.

Mofuku: kimono tradicional para o uso em um velório.


Uchikake (打掛) Kimono

UCHIKAKE- é o mais rico kimono, sendo uma espécie de sobretudo que veste a noiva na cerimônia de casamento. O tecido de seda leva brocados de ouro e prata, mais comumente com desenhos de flores ou pássaros. Enquanto os vestidos ocidentais são confeccionados sob medidas específicas para cada pessoa, o kimono é feito em medidas aproximadas. Assim, o ajuste e caimento ficam por conta da maneira como ele é vestido. Isso requer uma técnica especial, pois poucas conseguem, sozinhas, vestirem o kimono sendo necessário recorrerem às profissionais especializadas. É um ritual que exige paciência e refinamento.




Yukata - kimono informal de algodão estampado, sem forro. Mulheres usam os de grandes estampas, geralmente de flores, com obi largo, e os homens usam os de pequenas estampas, com obi estreito. 
O yukata é mais usado em matsuris (festivais), mas também pode ser usado diariamente em casa.


Recentemente existe uma tendência no Japão, o Fashion Kimono, que é a adaptação dos trajes tradicionais para uma concepção mais informal.Sendo para agradar ao público jovem.



O Kimono pode ser visto em Gueixas.Um Kimono de Gueixa pode chegar a  custar 10 mil reais.


You Might Also Like

11 comentários

  1. Legal... Só faltou falar da vestimenta masculina neah...

    ResponderExcluir
  2. KKKKK, nem acreditei quando vi sua postagem.Nossa muita conhecidencia. :D

    ResponderExcluir
  3. amei de paixao sou descendente de japoneses e sempre em nossas festas orientais usamos kimono tanto homens quanto mulheres

    ResponderExcluir
  4. usamos bastante o Furisode (com mangas longas) em nossas cerimonias pois lembra mais as gueixas mas só pra lembrar kimonos desse tipo são caros então é melhor pagar alguém para confeccionar um pra vc mas isso varia mt de acordo com tipo de família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive a oportunidade de presenciar um evento desse porte.Mas tendo oportunidade gostaria de ver muito, aco lindo a cultura de vocês

      Excluir
  5. Onde comsigo comprar, tanto o masculino como o feminino???

    ResponderExcluir
  6. Onde comsigo comprar, tanto o masculino como o feminino???

    ResponderExcluir
  7. Ola Gilberto, você ode encontra-los no Bairro da Liberdade em São Paulo ou até mesmo em eventos da cultura oriental.

    ResponderExcluir

Opiniões e elogios sempre bem vindo.

Like us on Facebook

Flickr Images